domingo, 6 de novembro de 2011

Iluminação, Arte e Cultura...



Nesta sala de cinema, que vou lhes apresentar, minha inspiração começou pela luminária do Lighting Designer alemão Ingo Maurer...a “Luxure Pure”, folheada a ouro.
 
Luxure Pure
 
"O lighting designer deve não só interessar-se nas ciências exatas e na economia de energia, mas também deve estar completamente familiarizado com a fisiologia do olho, as peculiaridades do nosso processo de ver, e seus efeitos psicológicos. Na maioria dos casos, ele também deve compreender também da arte e da arquitetura a fim de produzir resultados agradáveis. "

Sem comentários, esta é uma frase que explica o que é a profissão de lighting designer.
Ingo Maurer - Ligthing Designer

 
Nascido na Alemanha em 1932, o designer Ingo Maurer surpreende pela criatividade e beleza de suas criações. Sua carreira começou em 1960, quando ele deixou Munique – onde estudou design gráfico – e seguiu para Nova Iorque e São Francisco para trabalhar como freelancer. Em 63, voltou para a Alemanha, e fundou a M Design, uma empresa de desenvolvimento e fabricação de lâmpadas. Desde então criou mais de 150 diferentes luzes e sistemas de iluminação, projetados para desfiles de moda, edifícios públicos, monumentos e coleções particulares.
Em suas luminárias inconfundíveis utiliza materiais inesperados como papel, garrafinhas de Bacardi, “lâmpadas com asinhas”- que deram vida a famosa Birdie- e até tubos de pasta de dentes. Para Ingo, não existem limites na criação de suas obras de arte. O artista também se destaca por ter sido pioneiro no uso de LED`s orgânicos e novas tecnologias de iluminação.
 Entre seus projetos mais conhecidos estão as lâmpadas ‘aladas’ que deram origem a Birdie e a Porca Miseria!, uma lâmpada de suspensão feita com cacos de porcelana, entre outros.

Birdie
Lucellino
               

Porca Miseria
     







O dourado de sua luminária me fez ir mais longe...bem longe mesmo...até a China. Dinastia Qianlong do séc. XVIII, onde as porcelanas eram pintadas à mão a nanquim com detalhes em ouro, me lembro bem, que fiquei bastante impressionada de como o cinza ficava lindo com o dourado, estamos tão acostumados a usar os tons de cinza com a prata, mas com o dourado...  isto me deixou especialmente inspirada... precisava criar um ambiente com essa nova descoberta!
Exemplos de algumas destas porcelanas lindíssimas...




PAR DE TACINHAS E TRES CHÁVENAS, em porcelana da China, Companhia das Índias, período Qianlong (1736-1795), decoradas a grisaille e ouro, com cena de caça. 





                                                                                                                                       


 E finalmente lhes apresento a SALA DE CINEMA de uma residência, onde uma das suítes foi trasformada em cinema. Toda a sala foi decorada em tons de cinza que remetem ao nanquim e o dourado do ouro, que leva o mesmo conceito para o lavabo.
























Carpete Silver Avanti 17mm, paredes forradas com manta acrílica e tecido 75% linho e 25% seda, cor 0602 cinza chumbo estonado Gustaviano da Safira Sedas. Mobiliário, sofá Phlox 2L Finish com tecido 100% seda Átrio cinza cor 0602 da Safira Sedas, duas mesinhas de apoio Arm Table Finish com douração, futon em algodão preto, Home Theater Panasonic SC-HT730GC e TV Panasonic 50" TH-50PV70 Plasma. Almofadas sobre o sofá pretas e douradas seda Átrio, cortina com blackout e tecido 75% linho 25% seda Gustaviano cinza (0602), da Safira Sedas, mesmo tecido utilizado nas paredes.



LAVABO
- Mármore Calacata Gold e espelho bronze 6mm.
-Bacia Carrara com caixa acoplada Deca CP 626.
-Cuba especial de semi-encaixe quadrada com deck e porta toalha L83 C.
-Misturador de mesa bica alta Stick Deca dourado 1877 C84.
-Ducha Activa Registro Stick 1984 C84 ACT.
-Papeleira Quadratta Deca dourada 2020 C83.
-Sifão 1680 C1 com capa 1683 C dourados.
-Prateleira sob a bancada de vidro temperado 12mm com suportes nas laterais.






Espero que tenham gostado, até a próxima!!!